Projeto de Compostagem


Ir para o conteúdo

2013

Atividades

12/12/2013 - TOM: Um último encontro de todos os alunos e entrega dos certificados de participação e distribuição gratuíta de "Informações Básicas para fazer Compostagem". Agradecimentos especiais pela paraticipação na coleta do diretor Ivo Buratto e pedagogo Cesar Claudino. Esta é uma participação que incentiva os alunos.

28/11/2013 - TOM: Alunos participaram da atividade externa que aconteceu no Clube Santa Fé de Francisco Beltrão/PR. Aconteceram jogos na mata e a trilha ecológica foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Luiz Carniel da Emater de Francisco Beltrão. O acompanhamento dos alunos foi do Pedagogo Cesar Claudino.

22/11/2013 - TOM: Atividade não prevista, uma iniciativa de alguns alunos participantes do projeto. Foram feitos melhoramentos na área de recepção dos resíduos orgânicos para compostagem com caminhos e plantio de grama. Educação ambiental é também incentivo para que iniciativas desta natureza aconteçam. Se fosse sugerido para todos fazerem esta melhoria seria uma obrigação, assim ela foi uma momento especial que contribuiu para todos se tornarem pessoas melhores e será um incentivo para outras ideias e ações.

25/10/2013 - TOM: Atividade mensal com sessão cinema, vídeo da reportagem sobre biodigestores e seu uso em Educação Ambiental nas escolas. Em seguida foi aberto o diálogo sobre o livro "O livro que queria ser brinquedo" de Sandra Aymone, Fundação Educar DPhascoal. Este livro foi distribuído gratuitamente para os alunos participantes do projeto. Para finalizar foram realizados os jogos cooperativos de levar o cabo de madeira com elásticos sem as mãos e chamar seu par de olhos vendados com o bater de cabos de madeira.

7/10/2013 - TOM: Depois de realizar a compostagem durante todos estes meses foi feito o preparo dos canteiros usando adubo pronto e o plantio de flores. Um grande volume de resíduos vegetais foi compostado, resultando num pequeno volume de adubo e agora é hora de ver novamente o crescimento das plantas a partir do adubo.

12/09/2013 - TOM: Todos os meses uma atividade lúdica busca a cooperação entre os participantes e também fixar os conhecimentos sobre compostagem. Com base na cartilha “Informações básicas para fazer compostagem” várias perguntas foram propostas para as equipes competirem. Nesta atividade também foi distribuído gratuitamente “O livro que queria ser brinquedo” da Fundação Educar DPhascoal que será a base da próxima atividade lúdica, atendendo um dos objetivos do projeto que é o incentivo a leitura.

08/08/2013 - TOM: Atividade lúdica mensal. Cooperar é a melhor estratégia, por isso a atividade com a fita de Möbius e formação de grupos, sem esquecer que precisamos estar atentos para sempre mais conservar a água. Sem ela não existiria a vida como a conhecemos.

08/07/2013 - TOM: A prática da compostagem precisa ser contínua para criar o hábito. Os jogos cooperativos tem a mesma finalidade, reforçar que somos um todo e que a ação de cada um afeta todo o conjunto. A oportunidade foi criada no jogo de passar o bambú pela corda e na corda circular onde todos sobem e descem equilibradamente. Como todo aprendizado, cair e tentar novamente fez parte da atividade.

06/06/2013 - TOM: atividade lúdica mensal tendo como instrumento um paraquedas. Práticas cooperativas e reforço no aprendizado da compostagem quanto a revolver para oxigenar, a movimentação das bactérias e a degradação do resíduo orgânico vegetal.

02/05/2013 - TOM: entrega dos baldes para trazer os resíduos orgânicos domiciliares toda segunda e quinta-feira.

Início | Sobre | Participantes | Agenda | Atividades | Mídia | Contato | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal