Projeto de Compostagem


Ir para o conteúdo

2012

Atividades

Atividades realizadas no ano de 2012.
Consulte também a área de mídia 2012.

17/12/2012 - TOM: alunos que mais assíduos na participação do Projeto de Compostagem receberam certificados.

13/12/2012 - TOM: última atividade do ano com gincana sobre o livro "O Fantasma dos vaga-lumes" de Sandra Aymone, distribuído pela Fundação Educar Dphaschoal. Após a gincana, um último encontro de todos no local onde é feita a compostagem na escola.

26/11/2012 - TOM: exposição das criações da atividade realizada no dia 23/11/2012.


23/11/2012 - TOM
: alunos do projeto na sessão cinema da mostra Circuito Tela Verde IV assistindo os filmes: Espanta Lixo, Escalada e Abaité. Depois, a atividade lúdica inspirada no filme tinha como proposta fazer o espanta lixo com o lixo encontrado no chão da escola. Seria o fantasma do lixo rondando o pátio?

23/11/2012 - CRISTO REI: este é o resultado atual do canteiro adubado com composto produzido na escola e plantado pelos alunos. Todos apreciam as plantas viçosas e resta a pergunta: porque não fazemos mais? Educação Ambiental é questionamento, uma construção conjunta e sustentável para que amanhã todos possam existir.

14/11/2012 - TOM: participamos da II Mostra Multidisciplinar do TOM recebendo os alunos da escola e das escolas visitantes que vieram conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pelos alunos.

2/10/2012 - CEMA: foi colhida salada de Almeirão Pão de Açucar que estava plantada em caixas suspensas de poliestireno expandido, com sistema de rega interno que propicia uma grande economia de água. A salada foi servida nos períodos vespertino e noturno acompanhando as refeições.

26/9/2012 - CEMA e CRISTO REI: esta atividade foi realizada no Santa Fé Clube de Campo de Francisco Beltrão, sendo o transporte feito por ônibus da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. Foram formados dois grupos de alunos que se revezaram entre a trilha ecológica e atividade lúdica. Os alunos foram conduzidos pela trilha pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Carniel da Emater Regional. A atividade lúdica foi conduzida pelo coordenador do projeto, sendo realizada "caminhada com espelhos", "reconhecimento da diversidade de árvores por características" e "a árvore serve para esconder-se". No revezamento os alunos puderam descontrair e gastar as energias no parquinho que fica ao lado da mata. Para encerrar, foram cantadas duas canções acompanhadas por movimentos por todos os alunos.

26/9/2012 - TOM: atividade lúdica com o jogo dominó de árvores e reflexão sobre a diversidade em uma floresta e o equilíbrio e bem estar que ela proporciona.

4/9/2012 - CEMA: recebemos a visita da estudante, Josielle Samara Pereira, do curso de Geografia da UNIOESTE de Francisco Beltrão - PR. Ela veio conhecer o Projeto de Compostagem para sua atividade prática como componente curricular da disciplina de Biogeografia. Sua pesquisa é sobre Educação Ambiental nas escolas.

3 e 4/9/2012 - CEMA e CRISTO REI: foram distribuídos livros recebidos da Fundação Educar. Os livros: "O Fantasma dos Vaga-lumes", "Juca Brasileiro e o Hino Nacional" e "O sapo e o jardim florido" foram bem recebidos e atendem o objetivo de incentivar a leitura. Em novembro teremos atividades relacionadas com os mesmos.

27/8/2012 - CRISTO REI: plantio canteiro de verduras.

26/8/2012 - TOM: distribuição gratuíta dos livros ( O Fantasma dos Vaga-lumes, O Sapo num Jardim florido e Juca Brasileiro e o Hino Nacional) recebidos da Fundação Educar.

1/8/2012 - CRISTO REI: atividade lúdica com o objetivo de cooperar e relacionar pontos importantes do processo de compostagem realizado na escola.

26/7/2012 - TOM: atividade lúdica com o objetivo de vivenciar a cooperação e relacionar pontos importantes do processo de compostagem realizado na escola (aeração, equilíbrio nitrogênio/carbono, revolver o composto, medir a temperatura, umedecer o composto).

27/7/2012 - CEMA: plantio de verdura, Pão de Açucar, em canteiros suspensos com caixas de poliestireno expandido e atividade lúdica para possibilitar o aprendizado sobre a cooperação e conceitos importantes da compostagem.

19/6/2012 - CEMA: colhemos alface e foi servida no horário do lanche.

11/06/2012 - Recebemos a visita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Afonso na Escola Estadual Telmo Otávio Müller. A visita ocorreu dentro da programação da II Semana do Meio Ambiente de Marmeleiro - PR.

30 e 31/05/2012 - SESSÃO DE CINEMA.
Foram exibidos os filmes "Caminho das Águas" e "Meio e Ambiente: idéias diferentes", com práticas relacionadas a compostagem e atividades lúdicas. Os filmes fazem parte da III Mostra Nacional de Cinema Independente - CIRCUITO TELA VERDE ( http://telaverde.ambientedigital.org/) do Ministério do Meio Ambiente ( http://www.mma.gov.br)

4/5/2012 - Cristo Rei: atividade lúdica com os jogos "Você é Minha Cadeira", "Procurando o nitrogênio" e "Árvore humana". Pedimos desculpas a todos os participantes pela falta de registro fotográfico da atividade.

24/04/2012 - CEMA: atividade com o jogo dois-trê-quatro, acróstico do resíduo e plantio de hortaliças.

23/04/2012 - TOM: atividade lúdica com os participantes do projeto. Foram aplicados os jogos Minhocas e Dengue-Copos e realizadas as atividades: Problema/Solução e Fita de Möbius.

26/03/2012 TOM: inscrições e entrega de baldes para coleta semanal de resíduos orgânicos. Distribuição de folheto explicativo para coleta e brochura "Todos contra a Dengue"distribuído pela Fundação Educar DPaschoal.

16/3/2012 Cristo Rei e Mário de Andrade: peneirar composto. Esta atividade contou com a participação dos alunos no contraturno. Maiores detalhes em Atualidades.

Cristo Rei

CEMA

23/2/2012 Início das atividades com distribuição dos baldes para coleta semanal de resíduos orgânicos vegetais que os(as) alunos(as) trarão de casa. Na mesma oportunidade foi distribuído um exemplar de "Todos contra a Dengue!", história e ilustrações de Brasílio Carlos Zoega Machado da Luz, Fundação Educar DPaschoal.

Início | Sobre | Participantes | Agenda | Atividades | Mídia | Contato | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal